Crônica - O GRANDE PROBLEMA DA JUSTIÇA - Escrito por José Felipe Lopes - Aluno de Direito das FIO

01/07/2010 19:20

Crônica: O GRANDE PROBLEMA DA JUSTIÇA

Autor: José Felipe Lopes

 

O que é ser justo? Seria cumprir as leis? Mas as leis são justas? Quem as criou, pensaram em justiça ou interesse próprio? O correto é dizer que nunca chegaremos a um conceito exato sobre justiça. Isso seria impossível. Um milionário diria “é injustiça cobrar de mim um imposto maior”, ao contrario que um pobre diria “se ele tem mais, pode cobrar mais dele”.

 

Mas para toda essa confusão, John Rawls um norte-americano, ex-professor de Harvard, tinha uma teoria. É preciso vestir um véu, chamado “véu da ignorância”. Com esse véu, os legisladores ao criarem as leis, não saberiam quem realmente eles eram na sociedade, fazendo isso, criariam leis que beneficiariam a coletividade; e após serem criadas nem os próprios criadores saberiam que foram eles quem as aprovou e criou. Sendo assim as leis não seriam criadas com segundas intenções e sim com necessidade de tê-las.

 

Mesmo assim, aqui ficam minhas duvidas. Viveríamos em um mundo mais justo? Como já disse: isso é impossível, porque a justiça é uma virtude do ser humano, o que pode ser justo para mim, pode ser que seja injusto para você.

 

José Felipe Lopes é aluno do 1º Termo de Direito das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO. Dedicado ao meu Prof. MSc. Murilo Angeli Dias dos Santos (Filosofia Geral do Direito).